Fotografia

Um pouco de historia

Eu nasci em 1979 e por sorte tenho um pai maravilhoso. Já em 1985 ou 1986, o meu pai, começou a me ensinar a fotografar em uma Yashica FX, completamente manual, sim, manual, onde necessita-se ajustar ISO, Velocidade e Abertura. Em 1986 eu também ganhei uma incrivelmente simples Mirage POP, da minha mãe. Por incrível que pareça, ambas as cameras ainda estão funcionando e fazem parte de minha coleção de cameras.

Em 1995, iniciei o curso de fotografia na Escola Panamericana de Artes. Neste período, montamos um laboratório PB, de revelação e ampliação e eu acabei ficando responsável por todas as fotos publicitárias da empresa de meus pais. Acabavam sendo muitas fotos, pois mensalmente novas malas diretas eram enviadas, por carta.

Com o decorrer do curso, iniciei meus trabalhos no laboratório da Panamericana, ajudando meus colegas de classe, nas atividades de revelação, puxada de filme, ampliação e ampliação artistica. Nesta época era muito comum adicionarmos efeitos na ampliação, usando-se de mascaras de papel, aumentando contraste ou escondendo áreas. Tudo era arte, literalmente. Foi incrível, a estrutura da Panamericana e o know how pego, meu deus, não havia coisa melhor!

Em casa, acabava por revelar 15 a 30 bobinas de filme 35mm PB por semana, quase sempre, o espetacularmente nítido TMAX 100. Já na escola, perdia a conta!